22.5.14

Benefícios do planejamento e organização



Beth Proença do site familia.com.br ensina como lidar com esse lance de limpeza e organização com super dicas que vou compartilhar com vocês!
Eu realmente passei a me organizar mais e parece que as coisas começaram a andar mais facilmente!

Uma casa organizada e limpa favorece a harmonia e a alegria em viver nela. Para isso não é necessário que a limpeza seja uma neura e motivo de desavenças na família.


Conhecer as tarefas que devem ser realizadas diariamente em cada cômodo da casa. Por exemplo, no quarto, é preciso arrumar a cama, dar destino às roupas e calçados verificando se irão para o armário ou para lavar. Varrer, tirar pó, passar pano úmido e retirar o lixo. No dia da faxina deve-se arrumar e limpar armários, sapateiras e gavetas. Passar aspirador de pó nos colchões e travesseiros, e produtos especiais como cera, lustra-móveis e removedor, entre outros.

Definir em que dia será feito a limpeza comum e a faxina de cada cômodo e qual a periodicidade dos dois tipos de limpeza. Famílias pequenas ou pessoas sozinhas devem definir uma tabela de acordo com sua realidade e necessidade.

Definir os produtos para cada tipo de limpeza e área como chão, portas, móveis, paredes etc. Existe produto para cada superfície e grau de sujidade.


Definir quem fará o que, no caso de as tarefas serem divididas entre os familiares ou mesmo que seja feita por uma doméstica contratada, certificar-se que saibam o que e como deve ser feita a limpeza para estabelecer um padrão evitando retrabalho e aborrecimentos.

O que se deve fazer no dia da limpeza diária e no dia da faxina?

Limpeza Diária -

Significa que todos os ambientes da casa devem ser organizados. Colocar cada objeto em seu lugar, destinar as roupas sujas para lavagem e as limpas para armários e gavetas, tirar o pó, varrer, passar pano úmido. O lixo deve ser recolhido e colocado para fora todos os dias.

Limpeza Faxina –

Na faxina o cômodo definido para aquele dia deverá passar por minuciosa limpeza, como arrumação de gavetas e armários, lavagem de azulejos, pias, boxes, peças sanitárias, janelas e chão, quando o piso for apropriado para molhar, do contrário se deve passar cera e aspirador de pó, que também deve ser utilizado em sofás, colchões, almofadas e cortinas. Neste dia o cômodo deve receber produtos especiais como removedor, lustra-móveis, cera, tira mofo etc.

Algumas tarefas da faxina devem ter determinada a periodicidade com que serão feitas, que não necessariamente todas as semanas, como no caso de retirar e lavar cortinas, tapetes e cobertores, limpar lustres e prataria, mandar higienizar sofás e colchões em empresas especializadas. Quando for fazer sua tabela, prepare também uma para a limpeza que deve ser feita quinzenalmente, mensalmente, semestralmente e anualmente. Assim você não esquecerá o que deve ser feito e quando.

21 comentários:

  1. Gostei da dica! Preciso me organizar mais! :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro me organizar com cronogramas, tabelas e tal, mas nos últimos tempos ando meio desanimada e não tô conseguindo cumprir quase nada.dos meus planos...
    Bjus

    Esmaltes da minha caixinha

    ResponderExcluir
  3. Organizar os horários é a melhor forma de manter a vida em ordem. Gostei muito das dicas Nana, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Es importante organizarse bien! besos

    ResponderExcluir
  5. oi Nana

    Td na vida precisa de uma organização, e para isso existem as tabelas de tarefa, vc colocar as prioridades diárias, as semanais e mensais.
    Isso economiza tempo e vc sabe por onde começar.Muito bom!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Eita que dica boa essa, organização nos ajuda muito, gostei!
    Beijos
    http://katiaspironelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho ótimo estas dicas, preciso e muito, sou uma pessoa organizada, mas ultimamente o dia a dia tem me sufocado, e ando enrolada e enrolando com as tarefas domésticas...

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  8. Dicas preciosíssimas!
    Organização é tudo!
    Bjus,

    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
  9. Obrigada quelida pelo carinho. Nem tuo fica bom em mim não.
    Ótima dicas e temos mesmo que seguir
    Ótima quinta-feira para vc!
    Obrigada pela visita.
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  10. Genteeee, adorei essa tabelinha !

    Super útil mesmo :)

    Beijão Nana !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  11. Eu precisava disso, mas sou tão desorganizada que não sei se conseguia fazer rsrs
    Pra você ter uma ideia, compro e ganho agendas, mas pergunta se as uso?
    Nada esqueço de anotar as coisas, sou super desorganizada, mas não deixo passar nada em branco apesar disso ...
    De certa forma gosto do meu caos ..
    Vou tentar me organizar pois essas dicas são ótimas ... valem muito a pena ...

    Bjks Nana, té mais ...
    My

    ResponderExcluir
  12. Que tudo essa tabelinha! Não tinha pensado nisso.... ahaha

    Vou adotá-la já! :)

    Obrigada pelo carinho lá no blog!

    Bjinhos,

    Cris.
    http://universofemininodayumi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Organização é meu nome hahahahaa
    Tudo se torna tão mais fácil!
    Beijinhos
    =^.^=
    Rubia - Unhas de Gato

    ResponderExcluir
  14. Acho que se organizar é bom, porque otimiza o tempo! Mas eu odeio fazer faxina, fujo disso como se estivesse salvando minha vida, kkkkkkkkk
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  15. Tem que planejar e organizar mesmo, assim a tarefa acaba bem mais rápido.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amiga amei a dica venha participar do sorteio da Kenitz
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  17. Organização é tudo nessa vida.
    big beijos

    ResponderExcluir
  18. Minha faxina pesada é de quinta rsrs(hoje) e aff detesto...mas é legal ter um dia só para pesada e ir conservando nos outros dias rsrs

    Adorei a dica Nana

    Beziquinhos docess,,
    http://drikabello.blogspot.com.br/2014/05/reviewmaquiagens-monster-high-by-fenzza.html

    ResponderExcluir
  19. eu sou bem organizada na arrumação fico doida com bagunça....claro que tem dias que se tem que fechar os olhos para trabalhar e tudo mais adorei a sua tabela acima beijokas
    ótimo fim de semana
    http://www.estilopropriobysir.com/

    ResponderExcluir
  20. minha faxina é o que você classifica como "limpeza diária" :'(
    aí, socorro! vou ficar doida! desse jeito o tcc não sai! :S e as meninas não respeitam muito a limpeza alheia aqui... enfim, é pedir pra ficar neurótica e estressada! - pra mim não rola :S

    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...