01 maio 2014

Cultivando temperos em casa



Ter uma pequena horta de temperos não precisa ser exclusividade de quem tem grandes espaços à disposição. Você pode montar sua hortinha até dentro do apartamento.

A vantagem? Produtos mais fresquinhos e saborosos, uma economia no supermercado e uma cozinha mais bonita. Afinal, além de ser bárbara na hora de preparar pratos gostosos, sua horta também é decorativa.



Para montar:

1. Os melhores temperos para criar em espaços pequenos e que crescem muito bem dentro de vasos são: alecrim, camomila, cebolinha, oregano, salsinha, hortelã, salvia e pimenta dedo-de-moça. Uma delícia, não?

2. Você precisa de vasos, que não precisam ser grandes (Dica: prefira os coloridos, que são um charme). Em cada um deles, coloque uma pequena camada de pó de brita (mais ou menos 1/3). Depois, é só encher de terra misturada com humus. Já está pronto para plantar!



3. Mantenha os vasinhos em uma janela que receba sol por no mínimo duas horas por dia.

4. Regue todo dia, mas sem encharcar.

5. Sempre arranque as folhas secas e amareladas.

6. A cada três meses, adube com humus.

Depois da horta feita, é só colher… E comer!

Fonte www Juliana Ali

33 comentários:

  1. Muito legal essa ideia, acho perfeito pra quem mora em apartamento!
    Bjus***
    http://esmaltolatrasassumidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e tem mta casa sem jardim ainda, sem espaço e rola essa tentativa né? Bjão!

      Excluir
  2. que lindo amei a dica
    é muito bom pra quem gosta de tudo fresquinho
    Beijos
    Tenha um Ótimo feriado!
    http://pinagirlscris.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sou doida para fazer uma hortinha em casa. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que lindas! Eu tenho minha hortinha, mas dá um trabalhão! Dias tórridos de sol queimaram meu hortelã. Minhas cebolinhas mal crescem e eu já uso. Tenho orégano, manjerona, tomilho e um pé de couve ! E tem a rega, todo santo dia! Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter um mega cuidado mesmo, o clima muda demais e rapido! Bjos

      Excluir
  5. Eu tô com uma floreira lotaaada de manjericão hehehe. Tá tão lindo. E na outra plantei Coentro mas não pegou td... só tem 2 chumacinhos o meu pobre jejeje.

    Beijo Nanaa !!

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  6. Bela idéia, né?
    Vou fazer uma hortinha pra mim tbem! :)

    Bjinhos,

    Cris.

    http://universofemininodayumi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essas ideias são muito fofas! E cabe em qualquer cantinho! Eu moro em apto mas lá embaixo tem espaço pra uma hortinha , e ela está sempre bonita , nunca mais comprei salsinha / cebolinha / hortelã / arruda / pimenta , tem até babosa ,alecrim e acho q agora plantaram almeirão é realmente ótimo!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ai que legal, tão bom ter tudo a mãe e fresquinho né? Bjos

      Excluir
  8. Se eu tivesse espaço em casa, eu faria isso.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu é exatamente pra quem não tem espaço, casa ou apartamento! Bjos

      Excluir
  9. Que coisa mias linda.
    Vou mostrar essa postagem para minha tia.
    Ela adora essas coisas, rs.
    Beijo! :*

    Amor por Vidrinhos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa morro de vontade de ter minha horta mas na correria do dia a dia acabo sempre deixando pra depois...
    Bjus

    Esmaltes da minha caixinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é e depois de ter a hortinha não tem como fugir, tem que ter tempo de cuidar!
      Bjoos

      Excluir
  11. Muito show e super saudável!
    Uma beijoca,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudável é o mais importante né? Bjoos

      Excluir
  12. oi Nana

    Encantadoras as imagens, se um dia tiver um quintal vou querer ter uma horta e plantar flores.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então lindona a dica daqui é pra quem não tem muito espaço mesmo... Bjos

      Excluir
  13. Olá NANA!!!
    Amei as dicas... estou louquinha para fazer vasos de temperinhos...
    ficaram lindos esses das imagens...
    beijão flor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de saudável, ainda enfeita né Bjoos!

      Excluir
  14. Adoro minha hortinha!!!
    Muito bom tirar o temperinho na hora, é outro sabor e o cheirinho que fica na casa é uma delícia!!!
    bjks
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2014/05/dedinhos-viajantes-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley vc disse tudo o sabor é outro! Bjão

      Excluir
  15. These nutrients help the body to dissolve cholesterol and fats.

    It includes 6 to 10 nuts in the morning as well as afternoon meals.

    Jambula dissolves the excess fats and gets them properly
    utilized in the body.

    Here is my site: coupe faim naturel

    ResponderExcluir
  16. Uma ideia tão simples e ao mesmo tempo linda, pois ajuda na decoração do ambiente, e o principal na saúde com temperos mais in natura ..

    Adorei o pst Nana, parabéns!!!

    Bjks
    My

    ResponderExcluir
  17. Essa ideia é super legal, Nana! Além de útil, é decorativa!

    http://priesmaltes.blogspot.com.br

    Beijinhos da Pri!

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho, mas não são assim tão lindos, eu quero, rsrsrsrsr
    Beijo
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  19. cheiro verde fresquinho é muito mais gostoso <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...